Skip to content

Brasília, capital criativa do Brasil

10

    A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Unesco classificou Brasília como uma das 180 “cidades criativas” do mundo, pelo seu design. O título recebido da Unesco, veio no mesmo ano em que a cidade completa 30 anos como patrimônio cultural da humanidade. Grande parte do prêmio pode ser vinculado ao arquiteto Oscar Niemeyer, já que a maioria dos designs espalhados pela cidade são obras de arte dele.

7

    Cidades criativas são as cidades reconhecidas por suas contribuições para a sociedade em várias áreas, sendo elas: arte, design, gastronomia, música, filmes, literatura e artes midiáticas. Essas cidades se comprometem a desenvolver e a trocar práticas inovadoras, procurando alavancar essas categorias e assim fortalecendo a participação da comunidade na vida cultural dos municípios.

2

    Neste ano, além de Brasília, mais duas cidades brasileiras também receberam o título. São elas: Paraty-(RJ), por conta de sua gastronomia, e João Pessoa-(PB), por conta do artesanato. Atualmente, o Brasil conta com oito cidades na lista da Unesco, além das três já citadas, também inclui Belém-(PA), Salvador-(BA), Santos-(SP), Florianópolis-(SC) e Curitiba-(PR).

    A nova seleção da Unesco anunciou 64 cidades para receber o título de “cidades criativas” e a maior supresa foi a Cidade do Cabo, no continente africano, que se tornou a primeira cidade africana a se destacar na lista da Organização por seu design. Além da Cidade do Cabo, mais oito cidades africanas também foram incluídas na seleção.

9

 

 

Fonte: Casavogue

Henrique Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =