Skip to content

Brasília, capital criativa do Brasil

10

    A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Unesco classificou Brasília como uma das 180 “cidades criativas” do mundo, pelo seu design. O título recebido da Unesco, veio no mesmo ano em que a cidade completa 30 anos como patrimônio cultural da humanidade. Grande parte do prêmio pode ser vinculado ao arquiteto Oscar Niemeyer, já que a maioria dos designs espalhados pela cidade são obras de arte dele.

7

    Cidades criativas são as cidades reconhecidas por suas contribuições para a sociedade em várias áreas, sendo elas: arte, design, gastronomia, música, filmes, literatura e artes midiáticas. Essas cidades se comprometem a desenvolver e a trocar práticas inovadoras, procurando alavancar essas categorias e assim fortalecendo a participação da comunidade na vida cultural dos municípios.

2

    Neste ano, além de Brasília, mais duas cidades brasileiras também receberam o título. São elas: Paraty-(RJ), por conta de sua gastronomia, e João Pessoa-(PB), por conta do artesanato. Atualmente, o Brasil conta com oito cidades na lista da Unesco, além das três já citadas, também inclui Belém-(PA), Salvador-(BA), Santos-(SP), Florianópolis-(SC) e Curitiba-(PR).

    A nova seleção da Unesco anunciou 64 cidades para receber o título de “cidades criativas” e a maior supresa foi a Cidade do Cabo, no continente africano, que se tornou a primeira cidade africana a se destacar na lista da Organização por seu design. Além da Cidade do Cabo, mais oito cidades africanas também foram incluídas na seleção.

9

 

 

Fonte: Casavogue

MÓVEIS INTELIGENTES: NOVO CONCEITO DENTRO DO SEGMENTO

Com o desenvolvimento das cidades e com a modernização, os espaços estão ficando cada vez menores. Hoje estamos vivendo na era dos “apertamentos”, que são apartamentos pequenos e que precisam ter cada metro quadrado utilizado da melhor maneira possível, sem perder a essência de conforto que uma casa deve ter.

Levando em consideração esse novo caminho, os móveis também sofreram mudanças. Uma delas é a criação dos móveis inteligentes, também conhecidos como móveis multifuncionais. Eles se desdobram e formam outros móveis, com o intuito de otimizar o espaço. Dessa forma, esses itens trazem uma percepção de modernização e praticidade para dentro de sua casa.

Essa nova linha de móveis é a nova tendência do mercado, pois é a solução do problema dos espaços pequenos. Esse conceito de móveis tem crescido cada vez mais e pode ser visto em várias cidades de vários países.

Eis alguns exemplos de ambientes com móveis inteligentes:

atoll_c_2_press

apartamento-moveis-inteligentes-05

multifuncional